Apeles é o nome do projeto solo do compositor, músico e cantor paulistano Eduardo Praça (Balaclava Records). Com quase duas décadas de muita estrada e cordas de guitarra arrebentadas, Eduardo traz consigo uma trajetória artística única, marcada por uma constante experimentação lírica e sonora. 

 

Do garoto roqueiro que empunhava as guitarras da já icônica banda Ludovic - e que vira e mexe volta para celebrados reencontros -, passando pela revelação de um compositor e vocalista maduro dentro do duo Quarto Negro, de 2017 para cá Eduardo concentra seu processo criativo na construção de Apeles.

 

Neste caminho solo, Eduardo já lançou dois álbuns - Rio do Tempo (2017) e Crux (2019) -, uma série de clipes, e mais recentemente se dedicou a diferentes projetos musicais simultâneos, com destaque para a criação da trilha sonora original do longa-metragem “Boni Bonita” (2020), de Daniel Barosa e a música-clipe “Ricochet” (2021), produzida por ele em parceria com o músico brasiliense Gustavo Bertoni (slap).

 

Para 2021, Apeles já nos brinda com uma nova canção, “Eu Tenho Medo do Silêncio”, desenvolvida a partir da colagem de diversas texturas sonoras, revelando, mais uma vez, a permanente atualização criativa de Eduardo. Com uma trajetória artística forjada numa curiosidade extrema e muita pesquisa, esse tipo de experimentação não é nada de se estranhar. Pelo contrário: o estranhamento será sempre o ponto de partida de Apeles. Ainda bem.